quinta-feira, 3 de outubro de 2013

6º ano | TEORIA DA COR I

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.


A cor de um material é determinada pelas médias de frequência de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.



A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético (zona visível do espectro). São percebidas pelas pessoas e por alguns animais, através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar com maior precisão os objetos do espaço.




Cor/Luz

Síntese Aditiva

A cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (amarelo, azul e vermelho), somadas duas a duas, obtemos outra cor mais luminosa (amarelo, azul cian e magenta), enquanto o preto é a ausência de luz.



Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (correspondente ao  espectro) por meio de um prisma óptico


Isaac Newton, em 1666, fez uma experiência onde verificou que a luz do Sol, tinha grande influência na existência das cores, nomeadamente as cores do arco-íris.

Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris



Cor/Pigmento

Síntese Subtractiva

Neste processo a mistura de cores (pigmentos/tintas) leva-nos a cores cada vez menos luminosas, tendencionalmente em direcção à cor preta.

A cor-pigmento é a substância usada para imitar os fenómenos da cor-luz. 

Cores que podem ser extraídas da natureza, como materiais de origem vegetal, animal ou mineral, e que da sua mistura, através de processos industriais, surge o pigmento.






Sem comentários:

Enviar um comentário